O QUE É O COACH?

​​​​​​​

O QUE FAZ?

"Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado (o coach), em parceria com o cliente (o coachee).”

(Villela Da Matta & Flora Victoria) ​​​​​​​​​​​​​​


​​​​​​​As 8 Capacidades Tratadas no Coaching


Busco muito obter a satisfação ​​​​​​​​​​​​​​dos meus clientes no atingimento de suas metas e objetivos, por meio da melhoria contínua e evolutiva das nossas oito capacidades profissionais, que aprendi na minha formação SLAC-PCC (Sociedade Latino-Americana de Coaching - Professional Coaching Certified) e coloco ao seu dispor, praticando e ensinando.

São elas:


1) NEGOCIAÇÃO


CONCEITO:  Trata de identificar as necessidades de ambas as partes e empenhar-se por acordos mutuamente benéficos, do tipo ganha-ganha ou até mesmo ganha-ganha-ganha.


COMPROMISSO:  As pessoas que são competentes na arte da negociação procuram soluções que beneficiem ambas as partes com ganhos mútuos. Elas tanto influenciam e convencem os outros de seus próprios pontos de vista quanto ouvem atentamente. Elas buscam e alcançam acordos que são benéficos mutuamente.


PADRÃO:  Entende, por meio da empatia, os assuntos sob o ponto de vista da outra parte; Influencia e sensibiliza a outra parte a ver os assuntos sob a sua perspectiva; Estabelece um processo de discussão em que ambas as partes precisam e preferem prosperar; Leva em consideração os interesses comuns e específicos de ambas as partes envolvidas; Alcança acordos que são mutuamente benéficos, respeitando critérios e valores.


​​​​​​​2) COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL


CONCEITO:  Comunicação positiva, clara, eficaz e empática com pessoas dentro e fora da organização.


COMPROMISSO:  As pessoas com habilidades na comunicação interpessoal ouvem de forma eficaz e desenvolvem empatia com outros. Elas são capazes de articular claramente seus pensamentos e ideias, apresentam as informações de um modo lógico e direto, assegurando desta forma que sejam compreendidas. Elas compartilham informações com os outros afiliados que irão aperfeiçoar o progresso geral do trabalho.


PADRÃO:  Desenvolve uma boa comunicação por empatia (Rapport) com outras pessoas; Sabe utilizar a escuta ativa; Compartilha prontamente informações e conhecimentos úteis; Articula pensamentos e ideias de forma clara; Fecha o círculo de informações tendo clareza de que entendeu os outros e de que foi entendido(a) por eles; É verdadeiro(a) e construtivo(a) em suas comunicações; Mantém descrição e sigilo profissional.


3) ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS


CONCEITO:  Desafia e leva a organização a conquistar e a ter excelência no alcance das metas.


COMPROMISSO:  As pessoas com perícia em orientação para resultados estabelecem objetivos que contribuem para a realização de metas. Tais pessoas chamam para si a responsabilidade pelo sucesso da organização em alcançar resultados.


PADRÃO:  Desafia a si próprio(a) e a organização para estabelecerem expectativas elevadas; Estabelece ou ajuda a estabelecer metas e objetivos apropriados; Aplica esforço pessoal e trabalho árduo para alcançar resultados adequados; Não desiste facilmente, persiste; Supera obstáculos para alcançar resultados e os alcança.


4) FOCO NO CLIENTE


CONCEITO:  Prever as necessidades dos clientes e projetar, promover ou apoiar a entrega de produtos e serviços que excedam as expectativas.


COMPROMISSO:  As pessoas que são competentes em foco no cliente procuram prever a necessidade dele com o objetivo de que a organização faça mais do que o necessário para assegurar que o cliente fique plenamente satisfeito.


PADRÃO:  Coleta ativamente informações sobre os propósitos dos clientes e esforça-se para entender as expectativas deles; Ouve e avalia as necessidades, sugestões e feedbacks dos clientes; Prevê as necessidades dos clientes; Entre as suas áreas de controle, desenvolve ou aperfeiçoa produtos e serviços para melhor atender as necessidades do cliente; Defende ativamente o atendimento das necessidades dos clientes, dentro do seu grupo e na organização como um todo. 


5) RESPEITO À DIVERSIDADE


CONCEITO:  Entender, aceitar e ser sensível às diferenças individuais. Tratar todas as pessoas com equidade, independente de gênero, raça, credo, origem, status, formação ou função.


COMPROMISSO:  As pessoas que apresentam esta competência são abertas e respeitam as diferenças entre todos. Elas tratam os outros com imparcialidade e dignidade.


PADRÃO:  Respeita todas as pessoas sem levar em conta o gênero, a raça, a religião, o status social, o local de origam, o nível intelectual ou outras fontes de diferenças; É aberto(a) e curioso(a) para aprender sobre as diferenças entre as pessoas; Promove respeito pelas diferenças entre as pessoas e encoraja tolerância e abertura; Avalia as pessoas baseado(a) em méritos objetivos e não em tendências subjetivas.


6) ADAPTAÇÃO À MUDANÇAS


CONCEITO:  Adaptação a situações mutáveis, reestruturação de tarefas e prioridades durante processos de mudança nos negócios e na organização.


COMPROMISSO:  As pessoas capazes de se adaptar a mudanças são flexíveis em todas as circunstâncias e estão abertas a mudanças e na forma de fazer as coisas, ajustando métodos e processos já estabelecidos por meio de novas práticas.


PADRÃO:  Aceita mudanças pronta e abertamente; Prontamente se adapta e se ajusta a circunstâncias novas ou mutáveis; Tem disposição para mudar o modo como trabalha, adotando novos métodos, processos etc.; Tem disposição para mudar constantemente o percurso ou as prioridades, conforme necessário.


7) APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO


CONCEITO:  Busca de oportunidade para aperfeiçoamento dos atuais processos, sistemas e métodos para promover a credibilidade, qualidade e eficácia do trabalho.


COMPROMISSO:  Pessoas com essa capacidade são profissionais dedicados(as) à melhoria e aperfeiçoamento dos seus processos de trabalho. São disciplinadas e orientadas a buscarem constantemente a qualidade, tornando suas ferramentas/processos mais eficientes e eficazes. Encorajando seus clientes e liderados a terem disciplina para alcançarem um aperfeiçoamento contínuo - o conhecido Kaizen (melhoria contínua).


PADRÃO:  Melhorar a qualidade do trabalho; Aperfeiçoar processo, métodos e materiais; Alterar processos e métodos quando apropriado; Encorajar a disciplina do aperfeiçoamento contínuo; Comprometer-se com o aperfeiçoamento da qualidade, eficiência e efetividade do trabalho. ​​​​​​​


8) PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO


CONCEITO:  Organizar e planejar o trabalho de acordo com as necessidades organizacionais por meio da definição de metas e prioridades.


COMPROMISSO:  Pessoas com essa capacidade são competentes em planejar, organizar e administrar o tempo. Lidam eficientemente com prazos e exigências multiplas. Identificam metas, apoiam o cliente ou liderado em seus planos e monitoram o progresso.


PADRÃO:  Identifica metas e administra seu processo; Utiliza as melhores técnicas para desenvolver metas de trabalho; Desenvolve estratégias de prevenção a obstáculos; Monitora o tempo; Administra projetos e prazos, usando e cumprindo o planejamento e a organização geral.​​​​​​​​​​​​​​